quarta-feira, 10 de novembro de 2010

marinheiro de primeira viagem

Continuando a amalucada incursão nesse novo universo da direção, aconteceu esta semana a segunda etapa do vídeo empresarial, o qual é meu debute na função.

Dois dias de filmagens, 5 da manhã em pé, escuridão na rua e eu topando a brincadeira. Chegamos à fábrica por volta das oito; aproximadamente 300 funcionários; 20 mil metros quadrados. O objetivo era captar imagens daquela gigantesca indústria de material pesado. Confesso que meu primeiro “ação” saiu meio tímido, mas eu estava lá pra isso.

Ângulos, diagonais, luz, movimentos de câmera, caraca, teve um instante que pensei: tô fazendo o quê aqui? Porém meu lema é, “trabalho aceito, trabalho cumprido” e “nunca se acovardar diante à tempestade”.

Tive sorte na equipe que me acompanhou, amigos que me deram toda a liberdade, me deram toques, me ensinaram, formamos realmente uma boa equipe. Descobri então que a direção de cena e atores será um prato cheio para minha imaginação de roteirista.

Falando em roteiro, nesse trabalho pude constatar mais uma vez como um bom roteiro é a base para qualquer projeto ser realizado com êxito. Não tínhamos um bom roteiro, tínhamos minha experiência como autor de vídeos institucionais e o amplo conhecimento do pessoal que me acompanhava. Conseguimos improvisar e criar, ali mesmo na hora, um plano de filmagem que se tornou o roteiro de edição.

Ah, ia me esquecendo. Já nesse primeiro encontro com a direção, além de uma platéia palpiteira que nos vigiou durante todo o tempo, tivemos que exercer “poder” em cima de um famoso jornalista, nosso astro principal... hehehe. Teve de tudo nessa embarcação.

Agora, sendo “sintético”, pra resumir o assunto, roteiro não é apenas um rabisco não, ele economiza tempo, faz a equipe se organizar, prevê o que dará ou não certo, é a partir dele que nasce um trabalho de qualidade. Nesse nosso caso em especial, conseguimos criar um interessante resultado final. Valeu!

Ps.: nas inúmeras situações da vida, em algum momento seremos marinheiro de primeira viagem. O importante é não desistir e crer em si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Roteirista de tv e cinema. Romancista. Idealizador. Produtor. Talvez um ilusionista...